Paredes de Drywall Também conhecida por gesso acartonado são bem aceito na construção civil e custa em média R$ 82 Reais por M²
Antes de mais nada, é preciso fazer uma breve apresentação de um dos componentes mais importantes da Parede de Drywall, que é a placa de gesso ou o gesso acartonado.
Comumente chamado na construção civil de “gesso acartonado”, o drywall é um material de gesso bem compactado e revestido com uma folha cartão, como é possível ver nesta imagem:
Por outro lado, o termo “Drywall” quer dizer “parede seca”, isso porque em seu processo de montagem em comparação a outros tipos de modelagem, não requer o acréscimo de materiais de preenchimento molhado, como argamassa, cimento e outros aditivos.
Do que são feitas?
A parede de drywall é a formação de um conjunto, onde temos: a placa de gesso, uma estrutura de aço galvanizado e parafusos na fixação das placas. A seguinte imagem traz uma visualização do processo:
Como é possível ver na imagem 02, o processo de montagem das “paredes secas” é algo bem limpo e prático na hora da instalação. Assim, garantindo pouco retrabalho na arrumação final do ambiente.
Para que serve?
Ora, a parede de drywall é útil na compartimentação de ambientes logísticos, funcionais e comerciais. Sua principal característica é trazer ganhos de espaços com melhores acabamentos. “Trocando em miúdos”, dividir espaços e redimensionar áreas.
Onde é aplicada?
Até aqui temos mostrado alguns tópicos básicos que dizem respeito as paredes de drywall e nesta etapa não poderíamos deixar desapercebido onde ela é aplicada.
Se você tem chegado até aqui é porque tem realmente interesse em saber mais sobre o produto, sem mais delongas, e levando em consideração um dos fatores que acarreta a busca, que é a ampliação por novos espaços, o seguinte parágrafo apontamos alguns tipos de ambientes:
São múltiplos os ambientes, desde a construção civil às instalações industriais, bem como em centros logísticos. É também bastante utilizado em áreas comerciais, como shoppings, lojas e farmácias.
Quem pode aplicar?
Afinal Quem nunca ouviu a expressão “nem tudo que brilha é ouro”, pois bem, isso pare fazer alusão a este tópico, ainda que aparentemente a resposta já esteja dada.
Sabendo onde é aplicada, agora é hora de conhecermos quem pode aplicar. Mesmo sendo uma etapa seguramente simples de dizer quem realiza esse tipo de serviço é preciso fazer algumas considerações.
- Empresa com mão de obra especializada, pois nem toda empresa que fornece o produto monta;
- Técnicos da área; mesmo sendo um material visualmente simples em sua montagem é necessário alguém que conheça o produto;
- Autenticação; conhecer o produto não é suficiente é necessário ter uma marca no mercado;
Por outro ladoApesar de não sermos uma empresa fornecedora do produto, nós, trabalhamos em parceria com algumas empresas que nos dão suporte. Além disso, dispomos de mão-de-obra qualificada que a 20 anos tem atuado no mercado da construção civil.
Tirando as dúvidas:
É frequente os usuários perguntarem sobre a resistência do material, desejando saber se realmente é um produto seguro, isso porque o material ainda é um pouco recente no mercado brasileiro, o que acaba acarretando receios na hora da compra.
De acordo com algumas pesquisas, o sistema com drywall só veio chegar no Brasil nos anos 90, enquanto na América e na Europa já perfazia algumas décadas. Ainda segundo essas informações, o motivo da resistência ao produto no mercado brasileiro é sua característica flexível.
Entretanto, as desconfianças têm decaído nos últimos anos devido ao aumento da procura e conhecimento do produto por parte das pessoas. Mesmo não sendo um material comparado a uma parede de alvenaria, o que significa que não suporta grandes impactos, contudo, é uma tecnologia que atende aos interesses térmicos-acústicos tão bem quanto as predes tradicionais.
Vantagens:
- De rápida instalação;
- Em conjunto com lãs de vidro e rocha é possível evitar ruídos e intemperes exógenos;
- Possibilita a passagem de dutos e instalações hidráulicas em seu interior;
- Simples na hora da manutenção;
- Não suja muito no processo de montagem;
Desvantagens:
- Não suporta grandes impactos;
- Na fixação de quadros precisa-se elementos adicionais;
- Periodicamente é preciso de manutenções devido a cor das paredes;